Entre os dias 14 e 17 de maio de 2025, a cidade de Brighton sedia o The Great Escape, maior festival de bandas novas do Reino Unido. Mais de 450 artistas se apresentam em cerca de 35 casas noturnas da cidade.
Assim como festivais brasileiros como Se Rasgum, Rec-Beat, SIM SP, Bananada e Maloca Dragão, para citar apenas alguns, o The Great Escape valoriza e prioriza talentos que ainda não conquistaram uma grande audiência ou números expressivos nas redes sociais.

Com apoio de esferas públicas e privadas da Inglaterra, desde 2006, o festival inglês cria uma vitrine para artistas que estão começando e, além de contar com cerca de 15 mil pessoas por edição, ainda recebe uma média de 4 mil trabalhadores do mercado da música.
É um espaço de fomento à indústria fonográfica do país e uma injeção de oportunidades profissionais, para quem quer crescer nesse universo. Frequentar festivais que contemplam artistas novos é também um exercício de generosidade com o futuro.
Estarei em Brighton para prestigiar a edição de 2025 do TGE, que também conta com uma conferência sobre tendências do mercado da música, capitaneada por instituições como o Council of Music Makers & AIM, NightTime Industries Association, BBC Introducing e Youth Music.

Na foto: Aleighcia Scott | Foto: Divulgação The Great Escape
Participei das edições de 2013, 2014 e 2015 do festival. Lá senti a emoção de ver, em palcos pequenos, nomes que à época ainda não tinham projeção, como Ibeyi, MØ, Glass Animals e Jungle, além de uma infinidade de vozes, gêneros e expressões artísticas diversas e inventivas. Acompanhe a cobertura do Lampeja no The Great Escape Festival 2025, com imagens dos shows, destaques e novidades do mundo da música. ✳︎
Kommentare